LUDICI

Quem é multitarefa, você ou seu computador?

Hoje em dia, por conta do ritmo alucinante em que vivemos, o discurso sobre a capacidade de sermos “multitarefa” ganhou destaque.

O termo “multitarefa” se originou na área computacional, quando processadores com vários núcleos de processamento começaram a surgir no mercado. O que poucos sabem é que os processadores, mesmo os de múltiplos núcleos, processam uma atividade apenas por vez, de forma isolada (em cada núcleo), mas com uma alternância absurdamente rápida entre as tarefas.

No nosso caso, é quase igual: executamos uma tarefa por vez e alternamos entre uma e outra, mas essa tarefa de alternância é custosa e não muito rápida para o nosso processador, ou melhor, nosso cérebro.

Interromper um raciocínio durante a criação de uma planilha super complexa, por exemplo, para responder a um amigo no whatsapp, fará com que você se desconcentre e gaste um tempo, depois, para se lembrar em que ponto estava no trabalho. E esse tempo pode somar um terço do tempo produtivo de nosso dia (Keller, G – 2014, The one thing).

A resposta para a pergunta do título do post seria, então: nenhum dos dois…

Associar a produtividade à capacidade de ser multitarefa é um erro, já que não somos capazes (e nem nossos computadores) de fazermos duas coisas ao mesmo tempo! O desafio é sermos produtivos.

E ser produtivo significa poder realizar todas as tarefas que planejadas, organizadas e priorizadas, em um determinado período.

Faça uma experiência: planeje o seu dia listando as tarefas que você deve realizar (seja realista!). Inclua nessa lista tarefas como “Ler e responder e-mails não lidos” e “Ler e responder mensagens do whatsapp” algumas vezes ao longo do seu dia. Depois disso, foque em uma tarefa por vez, evitando ser interrompido enquanto estiver fazendo cada uma delas.

Diga para nós como foi seu resultado!

Até a próxima.

12/05/2017

2 responses on "Quem é multitarefa, você ou seu computador?"

  1. Ola. Obrigado por compartilhar! Grande artigo.

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© LUDICI Serviços Educacionais - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
X